Login | |

Resultados dos Desafios INVASORAS.PT | CORTAderia 2020/21

Apresentamos os resultados da quarta edição dos Desafios INVASORAS.PT / CORTAderia 2020/20201. À semelhança do ano passado, os Desafios deste ano contam com a colaboração do projeto LIFE Stop Cortaderia.

Agradecemos a todos pela participação, empenho, e criatividade e damos os parabéns aos vencedores desta edição! 

 

VENCEDORES DOS DESAFIOS 1 e 3 – MAPEAR e DETETAR

Nos Desafios 1 e 3 inscreveram-se 79 equipas, das quais 25 submeteram avistamentos. No total, foram submetidos e validados 2107 avistamentos de plantas invasoras. Quinze destas equipas submeteram avistamentos de erva-das-pampas (278) e apenas duas equipas submeteram avistamentos de espécies sob alerta (Desafio 3).

  • O EGOCENTRISMO DA DIVERSIDADE é a grande EQUIPA VENCEDORA no mapeamento de plantas invasoras, com mais espécies avistadas (29), maior número de avistamentos (1827), maior número de avistamentos de Cortaderia selloana (177) e maior número de avistamentos de uma espécie-alerta, neste caso Fallopia japonica (87).

  • A equipa BATALHA ÀS INVASORAS recebe uma MENÇÃO HONROSA no Desafio 1, com 126 avistamentos de 18 espécies diferentes.

 

VENCEDORES DO DESAFIO 2 - MONITORIZAR

No Desafio 2 inscreveram-se 28 equipas, mas apenas quatro submeteram fotografias do ciclo de vida de plantas invasoras ao longo do tempo: três equipas acompanharam apenas uma espécie e uma equipa acompanhou três espécies. Uma equipa acompanhou a mesma planta durante 7 meses, enquanto as restantes equipas fizeram monitorizações interrompidas no tempo, não passando dos quatro meses seguidos.

  • A equipa MOURÃO é a VENCEDORA deste desafio, tendo realizado os registos mais completos de fenologia para Cortaderia selloana: foram acompanhadas quatro plantas desta espécie durante sete meses seguidos (dezembro 2020 – junho 2021)

  • A equipa EGOCENTRISMO DA DIVERSIDADE recebe uma MENÇÃO HONROSA, por ter feito o acompanhamento, ainda que incompleto (abril – junho 2021), de uma espécie-alerta, Fallopia japonica, numa altura do ano em que está mais visível sendo mais fácil a sua identificação.

 

 

VENCEDORES DO DESAFIO 4 - DIVULGAR

No Desafio 4 inscreveram-se 24 equipas, mas apenas três enviaram trabalhos de divulgação. Este ano tivemos também a participação de 60 Eco Escolas que, apesar de terem um concurso interno - Alerta invasoras! -, participaram também nos Desafios INVASORAS.PT.

 

 

VENCEDORES DO DESAFIO 5 - ATUAR

No Desafio 5 inscreveram-se 23 equipas, mas apenas seis (turmas da Escola Básica e Secundária João Garcia Bacelar, Tocha) enviaram registos das ações de controlo direcionadas à erva-das-pampas. Neste Desafio foi particularmente difícil escolher o vencedor, pois todos os trabalhos concorrentes tiveram resultados semelhantes. Assim decidimos atribuir 1º, 2º e 3º lugar:

  • O 1º LUGAR vai para a equipa OS GANDARESES DO 9A2 com o corte de 240 plumas e arranque de uma planta

  • O 2º LUGAR vai para a equipa OS GANDARESES DO 9A1 com o corte de 181 e arranque de uma planta

  • O 3º LUGAR vai para a equipa OS GANDARESES DO 9B1 com o corte de 112 plumas e arranque de três plantas

 

PARABÉNS aos vencedores! Todos os anos recebemos trabalhos fantásticos e este ano não foi exceção, o que torna a decisão sempre difícil! Esperamos que estes resultados vos incentivem a participar nos DESAFIOS do próximo ano!

 

Até lá podem ir registando as plantas invasoras que avistam, com as nossas apps (Android ou iOS), diretamente aqui na página ou usando a App do Biodiversity4All, onde criamos o projecto Invasoras.pt

 

Vejam aqui os vencedores das edições anteriores: