
A espécie invasora Cortaderia selloana, vulgarmente conhecida por erva-das-pampas, penachos ou plumas, é uma espécie originária da América do Sul e tem carácter invasor em Portugal. Nos últimos anos tem se propagado de forma descontrolada em Portugal continental, sobretudo no litoral norte.
Na Madeira é referenciada por MENEZES (1894), que a assinalou, sob o binome Gynerium argenteum Nees, como sendo rara mas já naturalizada perto de alguns jardins e quintas do Monte. Atualmente, e tendo por base um levantamento que o Instituto das florestas e Conservação da Natureza está a concluir esta espécie está dispersa um pouco por toda a Ilha da Madeira, tem uma área de distribuição superior à que se previa inicialmente e encontra-se muito associada a jardins públicos e privados. No entanto, já é possivel observá-la, de forma espontânea, em algumas áreas perturbadas, colonizadas por vegetação exótica e também alguns ecossistemas naturais como é o caso da Ponta de São Lourenço.
A atividade “Controlo de Cortaderia selloana na Área protegida da Ponta de São Lourenço” consiste numa ação de sensibilização com o objetivo de informar e sensibilizar para a problemática das espécies invasoras em ecossistemas naturais e para o papel de todos na prevenção e resolução do mesmo. Nesta atividade pretendemos efetuar o controlo manual de um núcleo de Cortaderia selloana na Área protegida da Ponta de São Lourenço.
