
A espécie invasora Cortaderia selloana, vulgarmente conhecida por erva-das-pampas, penachos ou plumas, é uma espécie originária da América do Sul e tem carácter invasor em Portugal. Nos últimos anos tem se propagado de forma descontrolada em Portugal continental, sobretudo no litoral norte.
Na Madeira é referenciada por MENEZES (1894), que a assinalou, sob o binome Gynerium argenteum Nees, como sendo rara mas já naturalizada perto de alguns jardins e quintas do Monte. Atualmente, o Instituto das florestas e Conservação da Natureza está a concluir um levantamento desta espécie na Ilha da Madeira. Este Levantamento tem como objetivo principal aumentar o conhecimento sobre a sua distribuição e real impacto nos ecossistemas da Ilha da Madeira, para posteriormente serem definidas medidas de controlo e contenção desta espécie.
A atividade “Prospeção e mapeamento de Cortaderia Selloana na Ilha da Madeira” consiste numa ação de disseminação da AAP Invasoras e de sensibilização da importância da participação de todos na deteção de novos focos de invasão. Nesta atividade pretendemos efetuar o mapeamento da espécie Cortaderia Selloana numa encosta sobranceira à Cidade do Funchal.
