[[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"25098","attributes":{"class":"media-image alignnone size-medium wp-image-135","typeof":"foaf:Image","style":"","width":"242","height":"79","alt":"Escola Superior Agr\u00e1ria de Coimbra"}}]][[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"24608","attributes":{"class":"media-image alignnone size-full wp-image-167","typeof":"foaf:Image","style":"","alt":"Centro de Ecologia Funcional"}}]][[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"25099","attributes":{"class":"media-image alignnone size-medium wp-image-3622","typeof":"foaf:Image","style":"","width":"201","height":"75","alt":"logo_final_bright_sozinho"}}]]
Estão abertas as inscrições para o Campo de Trabalho Científico sobre Controlo de Plantas Invasoras de 2013. As actividades irão decorrer na Mata do Buçaco, de 29 de Julho a 4 de Agosto de 2013.
As inscrições são até dia 10 de Julho e podem ser feitas através deste formulário.
Enquadramento:
As invasões biológicas são consideradas uma das principais ameaças à biodiversidade.
Os Campos de Trabalho Científico sobre Controlo de Plantas Invasoras (CTC) estão inseridos, desde 2003, no âmbito das actividades de divulgação científica sobre invasões biológicas realizadas pelo CEF/UC e pela ESAC. Este ano o CTC é organizado em colaboração com a Fundação Mata do Bussaco, no âmbito do projecto LIFE BRIGHT (LIFE10/NAT/PT/075).
Os CTC visam contribuir para o aumento do conhecimento sobre invasões biológicas e simultaneamente contribuir para a resolução deste problema ambiental.
Local: Mata do Buçaco
Data: 29 de Julho a 4 de Agosto de 2013
Objectivos
- Aumentar o conhecimento dos participantes sobre invasões biológicas.
- Contribuir para o controlo de plantas invasoras na Mata do Buçaco.
Actividades propostas
- Sessões de formação ambiental sobre invasões biológicas, em particular plantas invasoras.
- Acções de controlo de plantas invasoras presentes na Mata do Buçaco, nomeadamente mimosa (Acacia dealbata), austrália (Acacia melanoxylon), árvore-do-incenso (Pittosporum undulatum) e erva-da-fortuna (Tradescantia fluminensis). Estas acções podem incluir corte, arranque ou descasque.
- Desenvolvimento de experiências científicas relacionadas com plantas invasoras.
Temas a abordar nas acções de formação ambiental
Invasões Biológicas
Conceitos e consequências das invasões biológicas. Legislação.
As principais plantas invasoras em Portugal continental
Gestão e controlo de plantas invasoras.
Ecossistemas Nativos
Flora e fauna da Mata do Buçaco: enquadramento e principais ameaças
Destinatários:
Estudantes ou profissionais de Biologia, Botânica, Ecologia, Engenharia do Ambiente, Engenharia Florestal, Educação Ambiental e outros interessados no tema.
Inscrições:
O número limite de participantes é 20. As inscrições devem ser feitas online. Os candidatos devem assegurar-se que recebem uma mensagem automática de recepção da inscrição: "A sua resposta foi registada". Caso contrário devem contactar-nos através do email invader@uc.pt.
Data limite de inscrição:
10 de Julho de 2013
Método de selecção de candidatos:
A selecção dos candidatos será feita com base na motivação demonstrada na inscrição e área de formação. Pretende-se reunir um grupo de participantes com conhecimentos que permitam potenciar o intercâmbio de ideias e experiências. Os resultados da selecção dos candidatos serão comunicados até dia 15 de Julho, exclusivamente via e-mail, pelo que os candidatos devem certificar-se que consultam as suas mensagens nesse período.
Condições:
Oferecemos: alojamento (quartos para 2 ou 3 pessoas), alimentação (confeccionada com ajuda dos participantes), seguro pessoal e certificado de participação. Espera-se espírito de equipa, boa disposição e vontade de trabalhar. As actividades começam cedo pela manhã.
Para mais informações entrem em contacto connosco.
Organização
Comissão científica
Hélia Marchante, CEF & ESAC
Elizabete Marchante, CEF/UC
Comissão organizadora
Elizabete Marchante e Cristina Morais, CEF/UC
Hélia Marchante, CEF & ESAC
Nelson Matos, FMB
Milene Matos, UA
Comments